top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Confira o que abre e o que fecha em Goiânia durante feriado

Prefeitura decreta ponto facultativo na sexta-feira (13/10)

Confira o que abre e o que fecha em Goiânia durante feriado
Foto: Reprodução/Prefeitura de Goiânia

A Prefeitura de Goiânia anunciou que a sexta-feira (13/10) será considerada ponto facultativo após o feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, celebrado no dia 12 de outubro. O decreto que dispõe sobre essa medida foi publicado na edição de terça-feira (10/10) do Diário Oficial do Município (DOM).


De acordo com o decreto, durante o ponto facultativo, vários serviços municipais terão o funcionamento modificado, mas atendimentos de urgência e emergência na área da Saúde, ações de fiscalização, assistência a mulheres vítimas de violência, além de serviços de limpeza e zeladoria, seguirão normalmente.


Saúde: Atendimentos de urgência e emergência

A área da Saúde garantirá atendimento em casos de urgência e emergência nas 16 unidades de saúde que operam 24 horas por dia, com prioridade para situações mais graves. Informações sobre testagem e campanhas de vacinação contra a Covid-19 podem ser obtidas no site www.goiania.go.gov.br/imunizagyn.


Atendimento a animais e situações de emergência

Para casos de queda de árvores, recolhimento de animais mortos e situações de urgência e emergência em residências, locais de trabalho e vias públicas, a população pode acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) pelo número 192, que conta com Central de Regulação e profissionais de salvamento. O Centro de Zoonoses estará em regime de plantão e poderá ser acionado pelos telefones (62) 3524-3131 ou 3524-3130 em caso de animais agressivos. Em caso de mordida, a pessoa ferida deve procurar com urgência a unidade de saúde mais próxima.


Assistência a mulheres vítimas de violência

O feriado e o ponto facultativo não afetarão o funcionamento da Casa Abrigo Sempre Viva, que acolhe mulheres vítimas de violência doméstica e familiar em Goiânia. O abrigo, com capacidade para 50 mulheres, funciona 24 horas por dia e o encaminhamento é feito pelas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam).


Assistência social e fiscalização ambiental

As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) percorrem as ruas de Goiânia realizando busca ativa 24 horas por dia, e a população pode entrar em contato pelo telefone (62) 3524-7389. A Central de Óbitos de Goiânia funcionará 24 horas durante todo o feriado. A Fiscalização Ambiental seguirá atendendo denúncias ambientais recebidas por meio do telefone 161.


Outros serviços em funcionamento normal

A Guarda Municipal funcionará normalmente e pode ser contatada em casos suspeitos pelo telefone 153. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) manterá as operações essenciais de limpeza, como varrição, coleta de lixo orgânico, serviços de roçagem, remoção, ajardinamento e viveiros por escala. Os cidadãos podem solicitar serviços pela Central de Atendimento (62) 3524-8555, pelo aplicativo Prefeitura 24 horas ou WhatsApp da Comurg (62) 98596-8555.


Lazer durante o feriado

Os parques Zoológico e Mutirama funcionarão normalmente durante o feriado, com horários específicos. O Mutirama estará aberto de quinta-feira a domingo, das 09h às 17h, enquanto o Zoológico receberá o público de quarta-feira a domingo, das 8h30 às 17h, com compra de ingressos na bilheteria até às 16h.


Transporte coletivo

Os ônibus do transporte coletivo da capital circulam na quinta-feira, 12 de outubro, com uma planilha operacional de feriado, com 3.429 viagens. Na sexta-feira, 13 de outubro, o transporte funcionará com uma planilha especial de dia útil, com 7.004 viagens. No sábado e domingo, o funcionamento será normal, com uma planilha de fim de semana. O município recomenda aos passageiros que utilizem o aplicativo SiIMRmtc para conferir os horários disponibilizados e a previsão da chegada dos ônibus.

Publicidade

Publicidade

Leia também

bottom of page