top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Divulgada lista dos agricultores aprovados no Programa de Aquisição de Alimentos

841 pequenos produtores fornecerão produtos hortifrutigranjeiros que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade

Divulgada lista dos agricultores aprovados no Programa de Aquisição de Alimentos
Leonel Adão Oliveira, de Trindade, um dos 841 produtores aprovados para participar do PAA Goiás 2023 - Foto: Enio Tavares

Divulgada nesta quinta-feira (17/8) no site da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Lista Definitiva do Edital de Chamamento Público nº 001/2023 trouxe os nomes dos 841 produtores que tiveram suas propostas deferidas e classificadas para participar do Programa de Aquisição de Alimentos do Estado de Goiás (PAA Goiás 2023). A partir de agora, os aprovados deverão buscar os escritórios locais da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) entre os dias 1º e 13 de setembro para a elaboração do seu Calendário de Entregas.


“Estes produtores têm agora a missão de entregar os alimentos tão necessários às famílias carentes”, destaca o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende. Para ele, ao mesmo tempo em que cumpre uma função socioassistencial, o PAA movimenta a economia dos pequenos municípios.


As inscrições contempladas na Lista Definitiva do PAA Goiás 2023 partiram de 116 municípios goianos. “Seguimos o que estava previsto no edital e demos prioridade à participação feminina: 55% das propostas deferidas e classificadas foram enviadas por mulheres. Isso é muito importante porque valoriza o trabalho da mulher e, sob o aspecto econômico, é fundamental na promoção da renda familiar”, informa a superintendente de Produção Rural, Patrícia Honorato.


Após a divulgação da Lista Preliminar, no dia dois de agosto, a Comissão Especial do PAA Goiás 2023 recebeu 160 recursos administrativos e dois termos de desistência. Os recursos foram analisados pelo órgão colegiado, que indeferiu 113 pedidos e deferiu 47. A Lista Definitiva foi aprovada por unanimidade pelos nove integrantes da Comissão Especial e anexada ao Processo SEI 50626720.


O resultado final — e outros documentos relacionados ao programa —estão disponíveis no site da Seapa.


Um dos 841 produtores aptos a participar do PAA Goiás 2023 é Leonel Adão Oliveira, de Trindade. Ele considera a iniciativa “muito importante”. “A gente vê a satisfação de quem recebe os produtos. Quando chega na instituição, já tem fila de pessoas esperando porque elas sabem que o alimento é fresco e produzido com boas práticas. Além disso, aumenta minha renda e isso ajuda muito. Queremos que o PAA seja realizado todos os anos”, diz ele, que tem sua produção focada em folhagens.


Saiba mais

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) são gestoras do PAA Goiás 2023, em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), via Goiás Social. A iniciativa prevê o investimento de R$ 12 milhões.


Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page