top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Documentário goiano é selecionado para importante festival audiovisual latino-americano em Santa Catarina

“Fidèle”, de Yorrana Maia, representa Goiás na 4ª edição do FALA São Chico, que exibe 29 filmes entre os dias 25 e 28 de junho

Documentário goiano é selecionado para importante festival audiovisual latino-americano em Santa Catarina
Yorrana Maia representa Goiás no FALA São Chico 2025 com o documentário “Fidèle” - Foto: Divulgação Panvision

O audiovisual goiano ganhou destaque nacional com a seleção do documentário “Fidèle”, da cineasta Yorrana Maia, de Goiânia, para o Festival Audiovisual Latino-Americano de São Francisco do Sul (FALA São Chico 2025). O evento, que será realizado de 25 a 28 de junho, no tradicional CineTeatro X de Novembro, em Santa Catarina, reunirá 29 produções de diversos estados e países da América Latina.


Dedicado exclusivamente ao gênero documental, o FALA São Chico chega à sua quarta edição com uma proposta ousada: lançar novas perspectivas sobre temas como trabalho, envelhecimento, diversidade social, protagonismo feminino e narrativas indígenas. E Goiás marcará presença com uma obra que promete emocionar e refletir a identidade local.


Além de “Fidèle”, o festival conta com filmes de 13 estados brasileiros e do Distrito Federal, além de produções da Argentina, Colômbia, Cuba, Uruguai e Estados Unidos. O evento reforça seu compromisso com a pluralidade de vozes e novos realizadores, com destaque para 14 filmes dirigidos por mulheres, um deles por uma pessoa com deficiência.


Mostras competitivas e Rally audiovisual

A programação do FALA São Chico 2025 é dividida em três mostras competitivas: Curtas Catarinenses e Latinos, Infantojuvenil e Especial Lei Paulo Gustavo. Além disso, o festival apresentará os filmes convidados e as produções resultantes do Projeto Rally Panvision, uma imersão de 100 horas de produção audiovisual que será realizada durante o evento.


“Fidèle” integra a Mostra Curtas Catarinenses e Latinos, ao lado de títulos como “Guarapari Revisitada” (ES), “Luz Mala” (Argentina), “Estamos en el Mapa” (Colômbia) e “O Último Varredor” (MT). A diversidade geográfica e temática é uma marca registrada da curadoria, que escolheu “Novas Perspectivas” como eixo conceitual para a seleção deste ano.


Recorde de inscrições e apoio institucional

Com 718 filmes inscritos de 19 países, a edição 2025 do festival registrou aumento de 53,7% em relação ao ano anterior. O evento é viabilizado pela Lei Rouanet e conta com apoio da Prefeitura de São Francisco do Sul, da Fundação Catarinense de Cultura, do Governo de Santa Catarina, do Ministério da Cultura e da Associação Cultural Panvision, responsável pela organização do festival.


Em breve, será divulgada a programação completa, com datas, horários e atividades paralelas. O FALA São Chico 2025 promete ser um marco no calendário cultural latino-americano e uma vitrine para a produção documental contemporânea.

Publicidade

970x90px  - OGoias.png

Leia também

bottom of page