top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Em Goianésia, projeto social transforma terreno baldio em horta

A horta atende os moradores do bairro e os setores vizinhos.

Em Goianésia, projeto transforma terreno baldio em horta comunitária
Idealizador do projeto, vereador Wagner Cigano - Foto: Sérgio/Ogoiás

O residencial Ipê em Goianésia nasceu de um projeto habitacional do governo, onde famílias foram beneficiadas com casas populares. Com o avanço da cidade, o bairro cresceu e recebeu vários moradores que hoje residem em casas e apartamentos.


Em 2019, foi criada a Horta Unidos do Ipê, um projeto idealizado pelo vereador Wagner Cigano, antes de exercer o cargo no legislativo da cidade. A horta atende os moradores e os setores vizinhos. Com uma variedade de produção, o projeto gera renda para a Associação Unidos do Ipê, que tem vários projetos sociais nas comunidades.


“Esse projeto foi colocado em meu coração antes de ser vereador. Tudo que tem aqui é pra comunidade, são produtos de qualidade com um preço acessível, para gerar renda pra associação e beneficiar os moradores.” disse o idealizador, vereador Wagner, à equipe do Ogoiás.


Com a renda do projeto e doações de empresas, a associação desenvolve várias ações sociais no residencial, como a Festa das Crianças; com a distribuição de brinquedos e um dia de diversão para a garotada; a Páscoa Solidária; e o Natal Solidário, que já faz parte do calendário de eventos junto com os moradores.


Para realização dos eventos a associação conta com o apoio de vários empresários da cidade. “Eu sou muito grato pelas pessoas que Deus coloca para nos ajudar, esse é um trabalho onde a união faz a força”, conta o Wagner.


A Granja

Além da variedade de verduras e legumes, anexo à horta, foi criado recentemente, uma granja de frangos da associação. A estrutura tem capacidade de ofertar 600 galinhas a cada 70 dias para comercialização.

Granja de frangos da associação Unidos do Residencial Ipê - Foto: Sérgio/Ogoiás

“Eu tenho o entendimento que para começar a modificar a sociedade não precisa de grandes coisas, mas sim de ter uma iniciativa. Esse projeto que é desenvolvido aqui muda a realidade de várias famílias”, disse o vereador com entusiasmo.


Sustentabilidade

Os benefícios do projeto vão alem da alimentação saudável. O local onde a horta foi criada era um terreno baldio, tomado por entulhos e mato alto. Hoje, o espaço deu lugar a um ambiente de encher os olhos de quem entra no bairro.


“No começo, as pessoas jogavam resto de construção. Hoje, é uma visão completamente diferente”, lembra um morador.

A horta fica localizada na Rua 19, esquina com a Rua Zico Fraga, na entrada do Residencial Ipê.

Opmerkingen


Publicidade

Publicidade