Solenidade reconhece personalidades atuantes em Goiás com destacada contribuição à expansão do setor produtivo
Em evento que vai reunir em Goiânia o mundo político e empresarial local e nacional, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizam nesta quarta-feira (25/5), Dia da Indústria, a entrega da Medalha da Ordem do Mérito Industrial. A solenidade será realizada no Teatro Sesi, às 19 horas, com participação de lideranças do setor produtivo e autoridades públicas e integra a programação de eventos previstos para esta semana.
Neste ano, a honraria nacional será entregue ao empresário José Garrote, fundador da indústria São Salvador Alimentos (SuperFrango), e ao ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende (in memoriam), que será representado pela filha Ana Paula Rezende. Já a homenagem estadual reconhecerá os empresários José Batista Sobrinho, da JBS S.A. (Friboi), e Oswaldo Stival, um dos precursores da indústria de beneficiamento do arroz em Goiás.
Segundo o presidente da Fieg, Sandro Mabel, o Mérito Industrial distingue quem faz a diferença ao impulsionar e encampar ideias desenvolvimentistas. "Goiás tem uma indústria forte, diversificada e competitiva. Toda essa performance, por justiça, deve ser atribuída ao dinamismo dos empresários goianos, que, a despeito das dificuldades, mostram força e resiliência, com produtos de qualidade, inovação e criatividade".
Homenageadors com a Comenda CNI
José Garrote – José Carlos Garrote de Souza, mais conhecido como Zé Garrote, é empresário, fundador e atual presidente do Conselho de Administração da São Salvador Alimentos S/A – SSA, empresa frigorífica instalada em Itaberaí, a 98 km de Goiânia, que emprega mais de 7.500 mil colaboradores e terceirizados diretos.
Iris Rezende (in memoriam) – Vereador, deputado estadual, prefeito de Goiânia, governador de Goiás, senador, ministro da Agricultura e também da Justiça. Dono de longeva carreira política de mais de 60 anos, liderou, à frente do governo estadual, a travessia de Goiás ainda predominantemente rural para o Estado moderno e industrializado de hoje.
Homenageados com a Comenda Fieg
José Batista Sobrinho – Mais conhecido como 'Seu Zé Mineiro', é o fundador da Casa de Carnes Mineira, embrião do que se tornaria a gigante JBS, empresa que carrega as iniciais de seu nome e hoje é uma das líderes globais da indústria de alimentos.
Oswaldo Stival – Um dos precursores da indústria do beneficiamento do arroz em Goiás, Oswaldo Stival foi um dos fundadores do Sindicato das Indústrias do Arroz no Estado de Goiás (Siago), em 1973, e sua empresa, a JB Stival, deixou marcas famosas como Goyanas e Veneza, incentivando e agregando valor aos produtos, distribuídos em Goiás e em todo território nacional.
Sobre o Mérito Industrial
A Medalha da Ordem do Mérito Industrial foi instituída pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) por inspiração do exemplo de pioneiros do setor produtivo que, com criatividade e visão do futuro, forjaram as bases do moderno parque industrial brasileiro. A comenda, criada em 1958, tem o objetivo de prestar a mais alta reverência do segmento industrial tanto a empresários como a outras personalidades que se destacaram no cenário nacional.
No âmbito estadual, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) também reconhece, desde 1968, com o Mérito Industrial, personalidades e instituições que se destacam na defesa do setor produtivo e da economia goiana.
Comments