top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Incêndio na Chapada dos Veadeiros já devastou cerca de 25 mil hectares

Bombeiros intensificam ações para conter avanço das chamas e proteger áreas de preservação

Incêndio na Chapada dos Veadeiros já devastou cerca de 25 mil hectares
Foto: Divulgação/CBMGO

O incêndio que atinge a Chapada dos Veadeiros há mais de uma semana já devastou aproximadamente 25 mil hectares. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), a maior parte da área atingida é formada por serras e morros, e cerca de 60 mil hectares de áreas protegidas seguem sob risco.


As equipes estão concentradas na região do Rio Preto, no município de Colinas do Sul (GO), próximo à Subestação de Energia Elétrica Serra da Mesa II, atuando para conter o avanço das chamas que tiveram início em Cavalcante.


Um dos principais focos do trabalho é impedir que o fogo se espalhe para áreas de pastagem e alcance uma Área de Preservação Permanente (APP). Segundo a corporação, o combate tem exigido esforço contínuo e reposicionamento constante das equipes em campo, devido às mudanças na direção do vento, que dificultam o controle do incêndio.


Além de proteger as propriedades rurais e conter o fogo nas regiões mais críticas, os bombeiros também atuam para preservar a fauna local e evitar a destruição de ecossistemas sensíveis da Chapada.


As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas. Enquanto isso, as equipes seguem em regime intensivo, com apoio de brigadistas e voluntários, na tentativa de conter o avanço das chamas em um dos principais patrimônios naturais de Goiás.

Publicidade

Leia também

bottom of page