top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Morrinhense lança livro "As lembranças de Hugo Frauzino", ex-combatente da Segunda Guerra Mundial

As Lembranças do ex-combatente são descritas pelo autor Leonardo Moreira

Jovem de Morrinhos lança livro sobre as lembranças de um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial
Leonardo Moreira, autor do livro "As lembranças de Hugo Frauzino Pereira, um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial" - Foto: Divulgação

A guerra é um evento único, para o bem e para o mal. Se por um lado ela traz morte, destruição e horror, por outro ela traz as memórias de coragem e heroísmo sob a imagem de seus combatentes. Estes homens que, sob o auspício de protegerem o seu país, dedicam suas vidas para a defesa da liberdade de seus irmãos e irmãs compatriotas, no confronto contra a tirania. A restauração destas memórias, portanto, diz respeito não apenas ao passado destes sujeitos, mas a preservação destes princípios que norteiam a humanidade e que contribuem para a manutenção da paz.


Com este objetivo, Leonardo Moreira escreve o livro: "As lembranças de Hugo Frauzino Pereira, um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial". Um trabalho não apenas histórico, mas também jornalístico, a fim de trazer luz a história vivida por Hugo Frauzino e apresentar as memórias em torno de sua figura e de sua experiência como combatente na 2ª Guerra Mundial, narradas por seu filho.


O livro é uma obra que tenta resgatar um importante personagem de uma comunidade do interior de Goiás. Que ainda jovem deixa sua cidade para servir o Brasil na segunda Guerra Mundial. A obra tenta valorizar a história local bem como valorizar o personagem central do livro. A cidade de Morrinhos conta com uma praça no centro da cidade nominada de Monte Castelo em referência aos Homens da cidade que serviram o Brasil na segunda guerra mundial. No livro é possível encontrar fotos históricas do Hugo Frauzino Pereira e sua tensão vivida pela guerra.


“É importante salientar que essa obra não se trata de uma produção cientifica, mas, uma forma de tentar manter viva a memoria de parte da comunidade Morrinhense", relata o autor do livro, Leonardo Moreira.


Capa do livro - Foto: Divulgação

"A intenção era realizar um trabalho mais aprofundado com mais relatos, porém, as principais fontes faleceram, e muitas outras como fotos não existem mais, o que dificultou e inviabilizou grande parte do trabalho. Com o tempo muitas memorias importantes e relativas da comunidade da cidade de Morrinhos se perdeu".


"A Segunda Guerra é um ponto marcante da humanidade em vários aspectos, e ter ex-combatentes no caso em destaque o senhor Hugo Frauzino em nossa comunidade é de grande estima. Nessa obra, tem fotos históricas e muito relevantes, algumas conseguimos através de Software modernos colori-las é o caso da foto de capa", destaca.


"Contudo, conseguimos de forma simples trazer uma obra fascinante e rica para a família e para a comunidade de Morrinhos que terá em livro parte de sua História”, afirma Leonardo.


O autor

Leonardo Moreira da Silva é graduado em História pela UEG, licenciado em Ciências Sociais, possui superior em Gestão Pública e Privada pela FACOL, além disso tem três pós-graduação, uma em História do Brasil, outra em Comunicação e Jornalismo Digital, e por último em Metodologia do Ensino de História pela Faculdade Intervale.


A obra pode ser adquirira pelo Link: https://loja.uiclap.com/titulo/ua26564/

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page