top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Parque Altamiro de Moura Pacheco ganha equipamento para exploração de trilhas por cadeirantes

Foram adquiridos cadeira adaptada utilizando recursos da autocomposição ambiental, que reverte multa em benefícios para meio ambiente e sociedade. Destinação faz parte da meta da Semad de ampliar acessibilidade nas unidades de conservação

Cadeirantes podem visitar trilhas e caminhos do Peamp, de forma gratuita, com cadeira adaptada - Foto: Divulgação/Semad

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), adquiriu uma cadeira adaptada que permite que pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida explorem trilhas no Parque Altamiro de Moura Pacheco (Peamp). O parque fica na rodovia BR-153, entre Goiânia e Terezópolis de Goiás.


O recurso para aquisição da cadeira veio da autocomposição ambiental. Esse é um procedimento em que a Semad propõe um acordo para a pessoa autuada e, por meio do diálogo, a multa geralmente é convertida em benefícios para o meio ambiente e em ações de preservação da natureza. As audiências costumam ser rápidas e não é necessária a participação de um advogado.


A secretária de Meio Ambiente, Andréa Vulcanis, afirma que o equipamento, batizado de Julietti, democratiza o acesso da população às belezas do parque. “Esse projeto é apenas o início de várias iniciativas que a secretaria pretende colocar em prática para trazer mais acessibilidade nas áreas de uso público de todas as unidades de conservação do Estado”.


Chefe do Peamp, Marcelo Pacheco explica que a Julietti é confortável e segura. “Para guiá-la, são necessárias pelo menos duas pessoas: uma para puxar a cadeira na parte da frente e outra atrás para ajudar a empurrá-la, sempre utilizando as barras paralelas do equipamento”. O uso da cadeira é gratuito.

Além da cadeira adaptada, triciclo está disponível nos Parques Estaduais da Serra de Caldas Novas e Altamiro de Moura Pacheco - Foto: Divulgação/Semad

Inclusão nos parques

Os Parques Estaduais da Serra de Caldas Novas (Pescan) e o Altamiro de Moura Pacheco (Peamp) têm, em cada um deles, um triciclo do tipo Adapt Run e uma cadeira Julietti. Os triciclos foram doados em janeiro de 2022, durante a 3ª etapa do Circuito Radical Parques de Goiás, evento que integra prática esportiva e educação ambiental nas unidades de conservação.


O Peamp está aberto à visitação pública para trilhas, passeios de bicicleta e mountain bike, de quarta-feira a domingo, das 8 às 17 horas. A Trilha do Lago, uma das atrações do parque, abre apenas aos sábados, domingos e feriados. Os grupos interessados em realizar visitas monitoradas devem fazer agendamento antecipado.

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page