Polícia Civil e Câmara de Vereadores realizarão campanhas de conscientização sobre golpes cibernéticos
- Redação Ogoiás
- 7 de ago.
- 1 min de leitura

Durante a sessão desta quinta-feira (7), a delegada regional Dra. Poliana Bergamo subiu à tribuna da Câmara e alertou a comunidade sobre os perigos dos crimes cibernéticos. Ela estava acompanhada dos policiais que compõem o Grupo de Repressão a Crimes Patrimoniais (Gepatri).
Ela explica que no Brasil a cada 4 minutos é registrado um golpe de estelionato. Só em Goianésia são 80 casos por mês, o que dá mais de duas vítimas por dia. Isso considerando os casos que chegam a ser registrados. “Sabemos que grande parte nem chega a procurar a delegacia”, ela disse.
Diante da fala da delegada, o presidente da Câmara, Professor Hiago Matos se comprometeu a liderar uma campanha, com produção de vídeo, material informativo e veicular nos meios de comunicação, alertando sobre os perigos dos crimes digitais, no sentido de evitar que tantas pessoas sejam vítimas.
A ida da delegada à Câmara se deve a um requerimento do vereador Mauricinho André, que solicitou durante a sessão que sejam realizadas campanhas de conscientização, prevenção e combate ao estelionato digital.
Entre os crimes recorrentes estão: clonagem de Whatsapp, golpes por pix, links fraudulentos enviados por SMS ou aplicativos de mensagens, perfis falsos para extorsão ou engano de familiares, falsos boletos e cobranças bancárias.