top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Prefeitura faz aceiros para evitar propagação do fogo em unidades de conservação de Goiânia

Atividade consiste na retirada de uma faixa de vegetação à margem da mata para evitar que, em caso de incêndio, fogo se propague

Prefeitura faz aceiros para evitar propagação do fogo em unidades de conservação de Goiânia
Amma executa trabalho nos parques Curitiba, Macambira, Ville de France e Vereda dos Buritis - Foto: Amma

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), deu início à realização de aceiros nas unidades de conservação da capital. A ação consiste na retirada de uma faixa de vegetação na beira dessas áreas para evitar que, em caso de incêndio, o fogo chegue à mata e sacrifique a vida de árvores e de animais, principalmente das aves.


Os parques Curitiba, Macambira, Ville de France e Veredas dos Buritis foram os primeiros a receber esse serviço, que tem supervisão técnica dos biólogos da Amma.


Presidente da agência, Luan Alves destaca que os aceiros “têm o objetivo de prevenir que o fogo na beira dos parques chegue à vegetação interna e promova destruição ambiental”. Segundo o titular da Amma, nos períodos mais secos do ano, quando ocorre maior índice de queimadas, equipes do setor operacional do órgão realizam rotineiramente essa atividade.


Para a realização técnica dos aceiros e combate a queimadas, servidores da Amma receberam treinamentos técnicos de soldados do Corpo de Bombeiros, no auditório do Núcleo Socioambiental. Em caso de princípio de incêndio, os servidores dos parques realizam o trabalho de contenção de avanço do fogo. Caso seja de grandes proporções, o órgão recorre ao Corpo de Bombeiros.

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page