top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

RBD: A importância para a cultura Latina

Sabemos que o RBD é atemporal, eles criaram um estilo inconfundível, serviram de influência para outros grupos posteriores. Mas já parou para se perguntar o quanto eles foram importantes para a comunidade latina?


O RBD veio de um país muito tradicional, com uma cultura extremamente religiosa e conservadora. Porém um dos seus fortes culturais são as músicas rancheiras, a cúmbia, que o RBD fez questão de levar em sua primeira turnê, seja com músicas, ou acessórios que lembrassem o ritmo.

Uma das formas que o RBD usou para homenagear sua cultura Latina / Mexicana, foi com o clipe Aún Hay Algo, que simboliza o dia dos mortos. No clipe, os integrantes estão em um plano espiritual, mas voltam ao plano carnal, através de suas fotos, assim como na crença mexicana.

Outra homenagem do RBD ao México / América Latina, também aconteceu no Clipe de Bésame sin Miedo. Mesmo sendo gravado na Europa, ele tem uma estética totalmente latina, com vários elementos que lembram à região, como ciganas, ônibus típico do México, "Mariachis" e etc...

Na 1° tour do RBD nos EUA, que rendeu um DVD+CD em Hollywood, (teatro pantages) Eles ganharam um show televisionado no Memorial Coliseum, o mais importante estádio de los Angeles em um show COMPLETAMENTE com diálogos e músicas em espanhol, e uma bandeira mexicana ENORME no palco. Não demorou muito, e o RBD lançou o seu único CD em inglês, o Rebels, com seu single principal "Tu Amor", que mesmo sendo uma música em inglês, mantiveram o título e frases em espanhol, o sotaque latino do grupo foi preservado, e o novo estilo Raggaetton que estava presente no CD.

Normalizar a existência de um LGBT dentro de um grupo latino adolescente, foi um dos maiores feitos do RBD, que dominava as paradas musicais de países extremamente conservadores. O Christian Chávez tinha a opção de sair do grupo, a empresa também tinha opção, mas ele RESISTIU.

Logo após sua turnê em 2006 nos EUA e Brasil, o RBD começou a colher mais ainda seus frutos em 2007, sendo os artistas principais do Miss Universo, e ganhando não só uma, mas DUAS linhas de Barbies oficiais pela Mattel sendo essas duas conquistas, de grande influência estética.


É bom lembrar também que o RBD, junto ao Kudai (Chile) eram os únicos grupos teens a receberem indicações ao GRAMMY.


Apesar do RBD não ter levado as duas indicações (2006/2008) nos mostraram todo seu talento com uma performance totalmente ao vivo como nos seus shows oficiais.

Em 2023 a banda volta aos palcos para uma mega turnê pelo mundo.

Texto apoio: Tales Henry.

 

Comentarios


Publicidade

Publicidade

bottom of page