top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Renato Teixeira e Grupo Três Cantos encerram Claque Retomada Cultural

Show será na próxima quinta-feira (04/5), no Centro Cultural Oscar Niemeyer, com artistas goianos fechando a maior maratona cultural do país

Renato Teixeira e Grupo Três Cantos encerram Claque Retomada Cultural
Cantor Renato Teixeira faz show no encerramento da 1ª edição do Claque Retomada Cultural, em Goiânia

O cantor Renato Teixeira e o Grupo Três Cantos se apresentam na próxima quinta-feira (04/05), a partir das 20h, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, encerrando a 1ª Edição do Claque Retomada Cultural. O grande show será no Palácio da Música, que tem capacidade para 1.050 pessoas, com entrada gratuita. Os ingressos estarão disponíveis a partir deste sábado (29/4), pelo Sympla.


O grupo Três Cantos vai abrir a noite ao som de sucessos atemporais da MPB. A parceria entre Pádua, Tom Chris e Maria Eugênia, músicos com carreiras sólidas e consagradas, já vem sendo construída ao longo das últimas décadas. O show conta com músicas do repertório dos três artistas.


O cantor Renato Teixeira é considerado uma das maiores referências da música popular brasileira e do sertanejo raiz. Além de cantor e instrumentista, o artista é compositor de várias músicas consagradas, como Romaria, gravada por Elis Regina, e Tocando em frente, uma parceria com Almir Sater. Quanto ao repertório do show, o público goiano pode esperar canções como Frete, Amizade sincera, Amanheceu peguei a viola, Amora, Trem do pantanal, Dadá Maria, entre outras.


Iniciativa do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social e da Secretaria de Estado da Retomada, o Claque Retomada Cultural é a maior maratona cultural do país, criada para fomentar o segmento em todas as regiões do estado. Mais de R$ 20 milhões foram aportados no projeto, que realizou eventos em Goiânia e em municípios do interior goiano, contemplando artistas e economia locais em uma área bastante afetada da economia.


“Quando criamos esse festival, nosso objetivo era beneficiar artistas e todo o segmento de eventos, garantindo amplo acesso ao recurso público, e não só para um pequeno grupo como era feito em gestões anteriores. E o dinheiro chegou no interior, pra classe artística do município, para a empresa da cidade que monta o palco, que faz o som, a iluminação. Democratizamos não só o recurso como também o acesso à cultura, e ainda conseguimos movimentar a economia local. É assim que esse governo trabalha”, afirma o secretário de Estado da Retomada, César Moura.


O presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Baiocchi, falou da importância do evento para o fomento da cultura. “Para nós, foi uma honra realizarmos um projeto tão importante como o Claque - Retomada Cultural. Foi uma grande oportunidade de oferecer nossos serviços, de modo a incentivar e levar atividades culturais a mais pessoas”, disse.


Maior retomada

De 16 de dezembro de 2022 a 5 de março de 2023, o Claque promoveu a maior retomada cultural do estado. O objetivo era incentivar os artistas locais e descentralizar o acesso à cultura.


O projeto abrangeu cinco modalidades artísticas, são elas: artes cênicas, música, artes visuais, audiovisual e literatura. Além de Goiânia, as apresentações ocorreram nos municípios de Luziânia, Itumbiara, Rio Verde, Cidade de Goiás, Jaraguá, São Miguel do Araguaia e Posse.


A capital goiana foi palco para mais de 420 apresentações artísticas, onde mais de 30 mil pessoas puderam acompanhar e prestigiar os artistas goianos. Já no interior, foram apresentadas mais de 410 atrações. Todos os projetos selecionados foram aprovados, via edital, por uma banca examinadora, seguindo critérios técnicos.

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page