Servidora é presa ao cobrar Pix para liberar exame gratuito em Aparecida de Goiânia
- Redação Ogoiás | Goiânia

- 17 de out.
- 2 min de leitura
Segundo a PM, funcionária admitiu ter solicitado pagamento para liberar exame que deveria ser gratuito

Uma servidora do Centro de Atendimento Integrado de Saúde (CAIS) Colina Azul, em Aparecida de Goiânia, foi presa em flagrante nesta quinta-feira (16/10) suspeita de cobrar indevidamente por um exame oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a Polícia Militar, a mulher pediu que uma paciente fizesse um pagamento via Pix para liberar o procedimento.
De acordo com a corporação, a denúncia partiu da própria paciente, que procurou o CAIS para realizar um exame. No primeiro atendimento, a servidora Andressa Gonzaga Moreira afirmou que não havia vagas disponíveis, mas prometeu tentar um encaixe. No dia seguinte, enviou mensagens à paciente pelo WhatsApp dizendo que havia conseguido agendar o exame — desde que ela fizesse um depósito equivalente à metade do valor cobrado por um laboratório particular.
A mulher, desconfiada, retornou à unidade de saúde para esclarecer a situação e questionou a cobrança, já que o serviço é público e gratuito. Ainda assim, a servidora teria insistido no pagamento e ameaçado não liberar o exame caso o valor não fosse transferido.
Após a negativa da paciente, a Polícia Militar foi acionada pelo 190. No local, os policiais verificaram as mensagens apresentadas pela vítima. Diante das provas, a servidora confessou ter solicitado o pagamento, confirmando o teor das conversas.
Ela foi conduzida à Central Geral de Flagrantes de Aparecida de Goiânia, onde foi autuada por corrupção passiva, conforme o artigo 316 do Código Penal Brasileiro.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que, assim que tomou conhecimento dos fatos, adotou medidas imediatas, como a demissão da servidora e a abertura de procedimento interno para apuração. A pasta também declarou que colabora integralmente com as autoridades policiais nas investigações.











