top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Tempestade de poeira surpreende moradores em várias cidades de Goiás; saiba o motivo

Além do transtorno causado pela sujeira, o material presente no ar requer atenção da população

Tempestade de poeira surpreende moradores em várias cidades de Goiás; saiba o motivo
Foto: Reprodução

Uma situação inusitada pegou de surpresa os moradores de diversas cidades do estado de Goiás, neste sábado (19/8). Uma tempestade de poeira, acompanhada por rajadas de vento, encobriu os municípios, causando susto e desconforto para a população devido à sujeira presente no ar. Especialistas apontam que essa situação peculiar é resultado da ausência de chuvas prolongadas e da aproximação de uma frente fria à região.


“Estamos há mais de 65 dias sem chuvas na parte Centro-Sul de Goiás, no Centro-Norte temos municípios com mais de 100 dias sem chuva”, informou André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo).


A explicação para a tempestade de poeira reside no processo de desagregação do solo à medida que o período de estiagem se prolonga. Durante esse período, a terra gradualmente se solta, resultando em material particulado suspenso sobre a superfície. O avanço de uma frente fria, que já havia sido anunciada pelos meteorologistas, ampliou essa situação.


De acordo com o meteorologista, a chegada da frente fria trouxe consigo uma ventania, que levantou a poeira e o material solto, transportando-os para a atmosfera. "o pó da terra, e agora com o avanço da frente fria, que ainda não chegou diretamente no estado de Goiás, está levantando esse pó para a atmosfera”, destacou Amorim.

Foto: Reprodução/Twitter @Seep_oitnb

Risco à saúde

O especialista alertou sobre os potenciais riscos à saúde da população em decorrência da tempestade de poeira. "Tem areia e vários componentes misturados sendo levantados, faz bastante mal, as pessoas têm que utilizar uma máscara, tampar o nariz, proteger os olhos, porque é muita poeira que está voando", ressaltou.


As previsões indicam que a frente fria continuará avançando pela região Centro-Sul do estado, possivelmente trazendo algumas pancadas de chuva isoladas. Contudo, André Amorim observou que nem todos os locais serão contemplados com a chuva. "Alguns vão ficar somente com a tempestade de poeira mesmo", concluiu o gerente do Cimehgo.

Commentaires


Publicidade

Publicidade

bottom of page