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Equatorial Goiás identifica furto de energia em 70 mil unidades consumidoras

Em todo ano passado, 106 pessoas foram presas em operações das forças policiais do estado

Equatorial Goiás identifica furto de energia em 70 mil unidades consumidoras
Foto: Reprodução

Mais de 70 mil unidades consumidoras foram identificadas com furto de energia em Goiás durante o ano de 2023, conforme dados da Equatorial Goiás. Em fiscalizações realizadas ao longo do ano passado, a concessionária inspecionou cerca de 200 mil estabelecimentos e imóveis, identificando que 35% deles estavam praticando o furto de energia.


Essa prática ilegal, além de configurar crime conforme o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, prejudica não apenas a distribuidora, mas também os clientes regulares, impactando a qualidade do fornecimento de energia nas cidades. Segundo a Equatorial Goiás, mais da metade das regularizações feitas pela concessionária no ano passado foram concentradas nos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Águas Lindas, Valparaíso, Luziânia, Itumbiara e Rio Verde.


O volume de perdas não técnicas, causadas principalmente pelo furto de energia, foi de 628 Giga watt-hora, quantidade suficiente para fornecer energia para toda a cidade de Goiânia durante dois meses. Em resposta a essa prática, a Equatorial Goiás realizou 77 operações no primeiro trimestre deste ano, resultando na prisão de 38 pessoas, a maior parte delas em Goiânia e Região Metropolitana. No ano passado, foram 106 prisões relacionadas ao furto de energia.


Johnathan de Jesus, executivo de Segurança Empresarial da Equatorial Goiás, destaca a importância da colaboração da população no combate ao furto de energia. “Fiscalizamos as denúncias e reunimos as informações em uma central de inteligência da distribuidora para entender como os crimes estão sendo praticados. Assim, buscamos formas de evitar que essas ações tão prejudiciais continuem acontecendo”, explica o executivo.


Além dos impactos legais e na qualidade do serviço, o furto de energia também afeta os custos para todos os clientes. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconhece, nas tarifas, uma parcela destinada a cobrir as chamadas perdas comerciais, que englobam furtos e fraudes no contexto do setor elétrico. Dessa forma, a prática ilegal não apenas afeta individualmente os envolvidos, mas impacta negativamente a comunidade como um todo, refletindo no aumento do valor da conta de luz para todos.


Apoio no combate

Diante desse cenário, a Equatorial Goiás reforça a importância da conscientização e colaboração da população no combate ao furto de energia. Os clientes da distribuidora podem e devem ajudar a companhia por meio de denúncias na Central de Atendimento – 0800 062 0196. Não é necessário se identificar. A empresa ressalta que apenas profissionais qualificados e autorizados podem realizar qualquer intervenção na rede elétrica, garantindo a segurança de todos.

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