top of page

Publicidade

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Desaprovação ao governo Lula atinge maior índice desde o início do mandato, aponta pesquisa

Pesquisa revela aumento na insatisfação popular, que chega a 56%; denúncias de fraudes no INSS podem ter pesado na avaliação

Desaprovação ao governo Lula atinge maior índice desde o início do mandato, aponta pesquisa
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A percepção da população sobre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passou por uma piora recente, conforme mostra pesquisa divulgada na segunda-feira (3) pelo instituto PoderData. Segundo o levantamento, 56% dos entrevistados desaprovam a atual gestão — o maior índice de reprovação desde o início do mandato, em janeiro de 2023.


O número representa um aumento de três pontos percentuais em relação à pesquisa anterior. Ao mesmo tempo, a taxa de aprovação caiu de 41% para 39%, refletindo um momento de desgaste para o governo federal.


Entre os fatores que podem ter influenciado esse cenário está a repercussão das denúncias de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), envolvendo descontos indevidos em benefícios pagos a aposentados e pensionistas. O caso levantou críticas sobre a agilidade da resposta do Executivo e causou preocupações em relação à gestão dos recursos públicos.


O levantamento também mostra que o descontentamento está presente em todas as faixas etárias, inclusive entre os mais jovens — grupo historicamente mais favorável a Lula — onde hoje há um empate entre aprovação e reprovação. A faixa de 45 a 59 anos apresenta a avaliação mais crítica, com 60% de rejeição.


Esses índices contrastam com alguns dados positivos da economia, como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a queda no desemprego, que ainda não parecem influenciar de forma expressiva a opinião pública.


A pesquisa ouviu 2.500 pessoas em 218 municípios de todas as regiões do país, entre os dias 31 de maio e 2 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Publicidade

Leia também

bottom of page