top of page
  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco
  • X
  • TikTok

Projeto de Lei busca garantir direito das mulheres à presença de acompanhante em estabelecimentos de saúde de Goianésia

Proposta da vereadora visa proporcionar atendimento mais humanizado e seguro para pacientes

Um projeto de Lei de autoria da vereadora Salete Carrilho foi protocolado na Câmara Municipal de Goianésia. O projeto tem como objetivo garantir às mulheres o direito à presença de acompanhante nos estabelecimentos públicos e privados de saúde da cidade.


A iniciativa busca assegurar um atendimento mais humanizado e seguro para as pacientes durante consultas, exames, procedimentos cirúrgicos ou qualquer outro que exija sedação. O acompanhante, de acordo com o projeto, será de livre escolha da paciente ou, nos casos em que ela esteja impossibilitada de manifestar sua vontade, indicado por seu representante legal.


O projeto também prevê que os estabelecimentos de saúde sejam obrigados a afixar cartazes ou painéis digitais informando sobre o direito das mulheres à presença de acompanhante durante os atendimentos.


Salete Carrilho ressaltou a importância do projeto, dizendo que "é muito importante garantir que as mulheres tenham alguém de confiança ao seu lado durante consultas e exames, o que proporciona mais segurança e tranquilidade, especialmente em momentos delicados."

A vereadora ressaltou ainda que "a presença de alguém próximo pode fazer toda a diferença. Isso ajuda a tornar a ida ao médico uma experiência mais tranquila e positiva."


O projeto de lei aguarda análise e parecer das comissões da Câmara Municipal de Goianésia para posterior deliberação em plenário.

Comments


Publicidade

Publicidade

bottom of page